Advertisement
Campanha Digital contra o Preconceito GLBT
     
   
 

Links & Sites
   
Casamento Que Confunde PDF Print E-mail
Written by Rafael Saldanha   
Wednesday, 24 April 2013

 Hoje um amigo me fez uma pergunta que me surpreendeu:
- Rafa, casamento gay é casamento no religioso?
Respondi:
- Casamento 'no civil' é feito numa 'igreja'?
Ele, sorrindo, disse:
- Nunca vi!

E nem eu. Casamento é a união entre duas pessoas. União entre pessoas do mesmo sexo (casamento gay: termo que acho injusto com lésbicas, bis, trans) é uma união CIVIL. Buscando iguais direitos civis dos het
eroafetivos, entre eles, partilha de bens, seguridade social, declaração de imposto de renda, dependência em planos de saúde, guarda dos filhos e blá blá blá.

Se um padre, um pastor, um pai ou mãe de santo vai querer celebrar isso com uma cerimônia religiosa é outra coisa, e o estado 'laico' não se mete. Nem eu!

Como um bom 'educador', achei que deveria escrever sobre isso para os demais amigos. Esqueçam essa confusão que o termo 'casamento' traz consigo.

Se você é cristão, nunca vai precisar ver duas mulheres vestidas de 'noiva', ou dois homens vestidos de 'noivo' na sua igreja, até porque essa cerimônia implica no homem esperando pela mulher no altar. E casais homoafetivos que fazem isso precisariam escolher quem seria o 'homem' e quem seria a 'mulher'. Fato que eu acho bem bobo, já que entre dois gays não existe nenhum com vagina e entre lésbicas, nenhuma com pênis. OU SEJA... para que reproduzir uma coisa que não se encaixa?

No entanto, UNIÃO CIVIL é necessária. Alguém se lembra daquele casal de gays em que um morreu, mas os bens estavam no nome dele, e o que seguiu vivo perdeu todos os bens para a família do falecido? A 'família' que expulsou o cara de casa e não falava com ele há 30 anos por ele ser gay.

Enfim, a França subiu no meu conceito de novo! Mas o Brasil, só desce!


Rafael Saldanha é publicitário, mestre em História Cultural e doutorando no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas/UFSC, com temáticas de Gênero, Sexualidade e Prostituição.
Last Updated ( Wednesday, 24 April 2013 )
 
Next >
   

 
 
  Expediente  «•»   Fale Conosco  «•»  Anuncie Aqui
Bate-papo  «•»  Grupo de Discussão

AQUIROLA WEB Portal GLS - Aqui Rola de Tudo
© Copyright 2006-2008 - Todos os direitos reservados