Advertisement
Campanha Digital contra o Preconceito GLBT
     
   
 

Links & Sites
   
Do DJ Para a Pista PDF Print E-mail
Written by DJ Tommy Love   
Saturday, 14 January 2012
Do DJ Para a Pista

Depois de muita gente me perguntar, e depois que eu vi que a maioria confunde um pouco esse assunto, resolvi explicar:

 Quando um DJ toca ao vivo, ele leva lá uma pastinha com CDs, que tem uma ou mais musicas gravadas. Basicamente, a função do DJ ao vivo é tocar uma música depois colocar outra, e depois outra, e assim por diante. O DJ decide NA HORA quais músicas colocar, de acordo com o que ele achar que a pista vai gostar, só que, para passar de uma música para a outra, o DJ tem que colocá-las na mesma velocidade, e fazer a passagem com as batidas das duas músicas (a que esta tocando, e a que vai entrar em seguida) sincronizadinhas. Se a batida de uma sai de sincronia com a outra, dizemos que o DJ está "sambando". Esse processo de passar de uma música pra outra, chama-se MIXAGEM (que significa basicamente MISTURAR. O DJ mistura o finalzinho de uma música, com o começo da próxima música).

Muitos DJs fazem uma seleção de músicas, e montam um SET MIXADO, para divulgação do trabalho. Eu, por exemplo, tenho atualmente o set "SAFARI PART 3", disponível para download. Mas não significa que se você for hoje me ouvir ao vivo na balada, que eu vou tocar este set. Eu vou levar CDs com músicas separadas, e escolhe-las na hora, e tocá-las ao vivo. Apesar de que há muitos DJs preguiçosos que enganam o público, levam de casa um CD prontinho, já com as músicas mixadas, e fingem que estão tocando ao vivo (a ironia é que, geralmente, esses cobram cachê muito caro).

Portanto, esses sets mixados que os DJs soltam na internet, geralmente servem para que o público conheça um pouco do repertório e da proposta musical do DJ. Apesar de que muitos fazem o set para mostrar para outros DJs que ele tem músicas exclusivas. Mas isso é outro assunto!

 Qual a diferença de MIXAR e REMIXAR?
Vamos lá: como expliquei agora a pouco, MIXAR significa MISTURAR. Um DJ esta MIXANDO, quando faz a passagem de uma música para outra ao vivo na balada. Quando forem na boate, reparem no que o DJ faz quando uma música está acabando, e outra está entrando.

Antes, temos que esclarecer uma coisa: DJ é o cara que vai lá, e toca as músicas na balada. PRODUTOR é o cara que vai para o estúdio (seja ele profissional ou apenas um laptop no sofá de casa), e FAZ as músicas.  Quando digo FAZER músicas, estou falando em começar do zero: através de softwares como Fruity Loops, Ableton Live, Logic, o produtor cria linhas de bateria, percussão, baixo, teclados, etc., e PRODUZ uma música. A confusão começa porque a maioria dos produtores também é DJ. Mas há DJs que são apenas DJs, e produtores que são só produtores, ou seja, não vão para a boate tocar. Os DJs que são apenas DJs não fazem músicas próprias, eles tocam músicas produzidas por outros. O David Guetta é produtor, ele FAZ as músicas dele. E ele também se apresenta como DJ.

Voltando ao MIXAR e REMIXAR. Basicamente, produzir uma musica é como pintar um quadro: o pintor escolhe as tintas, separa todo o material, as vezes faz um rascunho do que ira pintar, e então, ele mistura cor aqui, cor ali, muita dessa cor acolá  (Sempre quis usar a palavra acolá hahaha) e no final, o quadro fica pronto. Com música é a mesma coisa: o produtor separa sons de bateria (bumbo, caixa, prato, etc.), sons de percussão, cria linhas de baixo. Então, ele vai MISTURAR esses sons, cada qual com seu volume, sua equalização própria. Isso se chama também MIXAR, porque ele esta misturando os sons, mas não é misturar de qualquer jeito né?

Vamos pegar como exemplo a música WE FOUND LOVE, da Rihanna, produzida pelo Calvin Harris. O cara foi lá, gravou a voz da Rihanna, criou todo o instrumental que vocês conhecem, mixou (misturou) e pronto, estava feita mais uma faixa para o CD da Rihanna. Essa produção é chamada de ORIGINAL MIX. Ai aparece o DJ Chuckie, pega o vocal da Rihanna, separado do restante do instrumental (chama-se acapella), e monta uma nova roupagem para a música. Um instrumental diferente da original. Isso se chama REMIXAGEM. Ou seja, o Chuckie utilizou características de uma música Original (como a voz, por exemplo), e fez a sua versão. Ele misturou novamente, ou seja, ele REMIXOU.

Espero ter explicado, qualquer duvida, estamos ai!!!

Imagens:
Murilo Mahler
Acervo Aqui Rola Web


 Tommy Love é DJ e produtor com vários sucessos emplacados nas pistas do Brasil e exterior, como a recente "You Are The One" em parceria com a cantora Paula Bencini .

Mais sobre Tommy Love em:
http://soundcloud.com/djtommylove
http://www.myspace.com/tommylovedj
https://www.facebook.com/tommyoficial


Last Updated ( Tuesday, 17 January 2012 )
 
< Prev   Next >
   

 
 
  Expediente  «•»   Fale Conosco  «•»  Anuncie Aqui
Bate-papo  «•»  Grupo de Discussão

AQUIROLA WEB Portal GLS - Aqui Rola de Tudo
© Copyright 2006-2008 - Todos os direitos reservados