Campanha Digital contra o Preconceito GLBT
     
   
 

Links & Sites
   
Paraty: Um passeio no passado PDF Print E-mail
Written by Roney G. Pereira   
Monday, 17 March 2008

 Uma cidade pequena com um casario histórico, cercada pela exuberante mata atlântica e muita gente de todos os lugares do mundo. Assim é uma das melhores formas de descrever a pacata e bela Paraty. Situada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, Paraty conserva seus casarios e igrejas até hoje, fazendo com que o visitante faça uma volta ao passado.

Nem mesmo o trânsito de carros é permitido no centro histórico mantendo ainda mais suas características passadas. Pelas ruas com calçamento de pedras ainda da época colonial, se vê um desfile de turistas de diversos pontos do mundo. É uma verdadeira torre de Babel. Ouve-se os mais variados sotaques e idiomas, o que só comprova o encanto da cidade. Pelas ruas estreitas um comércio de lembrancinhas e artesanatos locais, além de deliciosos cafés e restaurantes servindo iguarias irresistíveis.

 Nos séculos XVII e XVIII, Paraty era ponto importante na ligação com o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, no chamado "Ciclo do Ouro". Paraty exercia a função de Entreposto Comercial e também por sua posição geográfica, porto escoadouro da produção de ouro de Minas para Portugal. Assim a cidade exercia importante papel nas explorações portuguesas, possuindo um dos mais movimentados portos do século XVIII. Sua conservação já rendeu várias gravações como cenário para filmes, novelas, documentários e comerciais não só brasileiros, como de outros países como Fança e Portugal.

 Nos últimos anos a cidade viu seu calendário cultural se movimentar com mostras variadas como o Festival de Cinema de Paraty e a Festa Literária Intenacional de Paraty. Antes mais visitada em feriados prolongados e datas festivas como as festas de fim de ano, carnaval e páscoa, os vários eventos deram um impulso turístico ainda maior ao local.

Apesar das várias atividades culturais, Paraty consegue manter sua natureza sossegada e ser uma boa pedida para um final de semana ou feriado longe da agitação. Uma boa escolha durante o dia são os diversos passeios de barco que podem ser marcados nas pousadas, que em alguns casos tem seus programas próprios. Há ainda as diversas praias, onde se destacam aquelas localizadas no distrito de Trindade. Se o seu negócio não é a água salgada, o ideal é conhecer algumas das diversas cachoeiras que cercam a região. No caminho de algumas encontram-se alambiques que valem apenas ao menos uma visita. É possível agendar passeios com guias especializados que levam você pelas trilhas que levam às cachoeiras, ou ainda alugar uma bicicleta o dia inteiro e conhecer sozinho os encantos da cidade.  Mesmo assim, para aqueles que não dispensam uma boa noitada, há opções para diferentes gostos. Desde um barzinho com um som mais leve, às frenéticas batidas eletrônicas.

Se antes Paraty servia como entreposto de passagem do ouro que seguia para Portugal, hoje a cidade vê sua economia baseada no turismo bem estabelecida com os muitos reais, euros e dólares que circulam e permanecem no local. Uma cidade que vale a pena ser visitada em qualquer época do ano.

Fotos e mais informações sobre Paraty:
http://www.paraty.com.br/
http://www.paraty.tur.br/
http://www.pmparaty.rj.gov.br/
http://www.outingturismo.com.br/

Last Updated ( Tuesday, 18 March 2008 )
 
< Prev   Next >
   

 
 
  Expediente  «•»   Fale Conosco  «•»  Anuncie Aqui
Bate-papo  «•»  Grupo de Discussão

AQUIROLA WEB Portal GLS - Aqui Rola de Tudo
© Copyright 2006-2008 - Todos os direitos reservados