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Mercado GLS/GLBT - a grande sacada
O mundo empresarial e o público consumidor estão mudando. Está havendo uma grande transição. Um mercado que, até pouco tempo, era tabu, hoje está demonstrando ser uma excelente oportunidade de fazer novos negócios. Aliás, uma grande oportunidade de fazer muitos novos negócios.

Segundo o IBGE, cerca de 10% da população do Brasil é homossexual. Logicamente, isso leva em conta apenas aqueles que, efetivamente, identificaram-se como homossexuais para os pesquisadores, mas não os que preferiram se manter em discreto silêncio. Trocando em miúdos, em termos de mercado, isso representa, no mínimo, 18 milhões de consumidores em potencial.

Mas o que faz do público GLBT um mercado tão especial?

Em todas as grandes metrópoles, os GLBT são considerados consumidores mais do que especiais: possuem alto nível de escolaridade, ganham cerca de 15% a mais que a média. Quando casais, são 2 salários somados, em geral sem filhos, o que resulta em um poder aquisitivo mais elevado do que o de casais heterossexuais. São consumidores mais assíduos de produtos e serviços como viagens, programas culturais, almoços e/ou jantares em restaurantes, boa bebida e roupas de marcas conceituadas e caras, e gastam cerca de 20% a mais do que o público heterossexual com customizações em imóveis. Os brasileiros homossexuais de classe A e B viajam entre 4 e 6 vezes ao ano. Pelo menos uma das viagens é internacional.

"Os gays são, comprovadamente, um público de altíssimo poder aquisitivo. Vender para eles compensa." (Revista Exame)

Fatos & Números
  • Os GLBT têm dinheiro para gastar - muito embora não haja estimativas exatas de quanto a população GLBT do Brasil movimenta financeiramente, sabe-se que esse consumidor gasta, em média 30% a mais em bens de consumo, em comparação com o público heterossexual de mesma condição social. Em geral, os GLBTs primam pela qualidade acima do preço; não se importam de pagar mais caro por produtos, se a qualidade dos mesmos justificar o preço superior. De fato, cerca de 36% dos GLBT estão na classe A e 47% na classe B.
     
  • Os GLBT gostam de status - eles gostam de se vestir bem, comer bem, frequentar bons lugares, decorar bem suas casas, ter bons carros e fazer viagens, em especial as internacionais.
     
  • Os GLBT são cultos e influentes - cerca de 57% dos GLBT têm nível superior e 40% tem nível médio. Muitos dedicam-se às artes, tornando-se formadores de opinião.
     
  • Os GLBT são altamente fiéis a marcas - é um público que gosta de tratamento especial e investe nas marcas que fazem publicidade direcionada.

O marketing GLS
Alguns dos principais números do mercado e da publicidade gay nos Estados Unidos da América
641 bilhões de dólares
é o poder de compra estimado da população gay e lésbica dos EUA
232 milhões de dólares
é quanto as companhias americanas gastaram em publicidade direcionada para os gays em 2005
175 é o número de empresas (1) que fazem marketing direcionado a o público gay
(1) Entre as 500 maiores da revista Fortune
    Fonte: Revista Exame

Esse poderoso mercado é interessante para sua empresa e seus negócios? Entre em contato conosco para maiores informações.


Fontes:
CENSO GLS - Instituto de Pesquisa e Cultura GLS (www.censogls.com.br)
Uma joint-venture entre as empresas GLS Planet e JUMP Pesquisas
Revista Exame
Revista ISTOÉ Dinheiro
Harris Interactive / Witeck - Combs
PlanetOut Inc.
Tecnisa
Last Updated ( Sunday, 28 October 2007 )
 
   

 
 
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